sábado, 7 de julho de 2018

A influência da alimentação na saúde bucal


Não é novidade que tudo o que ingerimos se reflete na qualidade de nossos dentes e de nossa saúde bucal, tanto para o bem quanto para o mal.

Também é conhecido que doces em excesso e alguns alimentos podem provocar cáries, quando não houver uma higienização adequada após seu consumo. Mas apesar de já ser um assunto conhecido, poucos ainda discutem quais os alimentos que influenciam em nossa saúde bucal e como influenciam.
Existem tanto alimentos que podem prejudicar quanto os alimentos que podem auxiliarem nossa saúde bucal. Alguns alimentos auxiliam o corpo a combater infecções que atacam nossa boca.


Os alimentos açucarados devem ser consumidos durante as principais refeições, pois é quando há um aumento na produção de saliva, que dilui uma maior quantidade de açúcares e aumenta a neutralização dos ácidos. Mas é claro que isso não isenta a responsabilidade de uma boa escovação após a alimentação.



Os alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas auxiliam na boa saúde bucal, pois exigem maior mastigação que produz mais saliva e também o atrito do alimento com o dente que arrasta as impurezas, auxiliando na limpeza dos dentes.



Os alimentos gordurosos também podem auxiliar na saúde bucal protegendo os dentes com uma película oleosa, ajudando na prevenção de cáries, por exemplo. Claro que mesmo consumindo gorduras mais saudáveis, como azeite extra virgem, castanhas e abacate, têm de consumir estes alimentos com moderação, devido ao seu alto valor calórico.
Um alimento que quase todo mundo gosta e que também faz bem tanto para a saúde do corpo quanto para a saúde bucal é o queijo. O queijo é naturalmente rico em muitosnutrientes, e todos os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio e fósforo, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde dental.

Desta forma, estimular as pessoas a consumirem queijos nas refeições, entre elas ou depois delas, pode ajudar a prevenir a ocorrência de cárie dental.
A cárie e a gengivite são consequências de uma má alimentação e dieta insuficiente. Uma boa alimentação deve favorecer o fortalecimento dos dentes e suas estruturas. Amelhor dieta deve possuir alimentos ricos em nutrientes, aminoácidos, vitaminas e muita, muita água.
Mas de nada adianta uma boa alimentação se não houver uma boa higiene bucal. Aalimentação e a higiene devem andar de mãos dadas para que você tenha uma boasaúde bucal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a apneia do sono pode prejudicar sua saúde bucal

Quando o melhor momento para relaxar vira um problema que chega afetar a sua boca A apneia do sono é a condição em que a pessoa ...