Por incrível que pareça, sua saúde geral — e os hábitos de seu estilo de vida — podem impactar a sua saúde dental.
Caso em questão: a obesidade pode aumentar o risco de doenças periodontais.
E você sabia que fumar produtos com tabaco pode fazer com que doenças periodontais piorem ainda mais rápido? Estudos revelaram que fumantes são de três a seis vezes mais propensos a sofrer com doenças periodontais avançadas que não fumantes. Além disso, fumantes frequentes ou ex-fumantes que costumavam fumar muito são cinco vezes mais propensos a apresentar perda grave de osso que não fumantes.
Além de aumentar as chances de desenvolver uma doença gengival, fumar também torna o tratamento muito mais demorado e complicado, e até pode fazer com que ele não funcione, pois fumar dificulta a recuperação da boca.
Algumas coisas que pensamos ser “legais” também podem representar um risco para a saúde, como piercings bucais. Infecções bucais são comuns, mas elas também podem contribuir para dentes quebrados ou lascados. Piercings na boca também podem causar uma retração da gengiva que pode levar os dentes a amolecerem e caírem.
Pode parecer óbvio, mas o açúcar é a principal ameaça para a saúde dos dentes. O açúcar dos alimentos que comemos promove o desenvolvimento de placas em nossos dentes. A placa (biofilme dental) metaboliza os carboidratos e causa um acúmulo de ácido, que desmineraliza o esmalte do dente e pode causar cárie. Sem tratamento, a cárie pode penetrar fundo no dente e causar dor ou, em casos mais graves, a perda do dente.
Compreensão
Muitos médicos consideram a obesidade uma doença crônica. É fato que a obesidade é crescente no mundo e que pessoas cada vez mais jovens estão se tornando obesas devido a uma nutrição e hábitos alimentares ruins. Pesquisas demonstraram que a obesidade pode elevar o risco de hipertensão, de diabetes tipo 2, de artrite, de doenças cardiovasculares, de problemas respiratórios e cânceres no endométrio, seio, próstata e colo do útero. A obesidade pode aumentar as chances de desenvolvimento de doenças periodontais.
Sabe-se também que o tabaco contribui para um maior risco de desenvolvimento de câncer bucal.
Cerca de 90% das pessoas com câncer de boca e alguns tipos de câncer na garganta utilizaram tabaco. O risco de desenvolver esses cânceres se eleva conforme a frequencia com que as pessoas fumam ou mascam esses produtos.
Fumantes são seis vezes mais propensos a desenvolver câncer bucal do que não fumantes.
Cerca de 37% dos pacientes que continuam a fumar após o tratamento de câncer desenvolverão outro câncer na boca, na garganta ou na laringe, e apenas 6% das pessoas que deixam de fumar apresentarão recorrência.
O tabaco usado em cigarros, charutos ou cachimbos pode causar câncer em qualquer lugar da boca ou em parte da garganta, logo atrás da boca. Também pode causar câncer na laringe, pulmões, esôfago, rins, bexiga e em vários outros órgãos. Fumar cachimbo também pode causar câncer na área dos lábios que entra em contato com a haste do cachimbo.
Planejamento
Deixar de fumar e perder peso são passos importantes para melhorar sua saúde bucal.
A obesidade aumenta suas chances de desenvolver uma doença periodontal, além de outros problemas de saúde. Criar uma rotina de exercícios físicos e fazer exercícios junto com um amigo pode ajudar a tornar as atividades mais divertidas e fazer com que seja mais fácil atingir suas metas.
Deixar de fumar é um processo; não é fácil, mas é possível. Comprometa-se com o sucesso e crie um plano:
- Vá ao dentista para uma limpeza. A sensação de boca limpa e ótima e pode ajudar em seu novo estilo de vida mais saudável.
- Livre-se de tudo que pode te levar a fumar, como cigarros, isqueiros e cinzeiros.
- Use substitutos bucais saudáveis para ajudar a eliminar os desejos. Mascar gomas sem açúcar, comer lanches saudáveis e beber água pode ajudar a combater os desejos.
- Faça uma lista de todas as coisas que impulsionam seu desejo e tente imaginar uma forma de conter cada um deles. Ter um plano ajuda a permanecer forte quando o desejo vier.
- Quando você sentir vontade de fumar, escove seus dentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário