quinta-feira, 30 de agosto de 2018

CURIOSIDADE: Arqueólogos encontram mil dentes humanos em obra de metrô na Austrália


MELBOURNE — Cerca de mil dentes humanos foram encontrados durante uma escavação arqueológica no centro financeiro de Melbourne, na Austrália. Uma equipe com cerca de 100 arqueólogos, estudantes e funcionários trabalha para o "Metro Tunnel", uma rede ferroviária que incluirá cinco novas estações.

Segundo a diretora de escavação, Meg Goulding, o local costumava ser o consultório de um dentista. Alguns dentes datam de 1898 e serão exibidos a partir de 24 de setembro na sede da empresa pública de transportes. Eles fazem parte dos 500 mil artefatos descobertos nos últimos quatro meses, incluindo moedas antigas, tubos com vestígios de ópio, brincos, estilingue infantil e um garfo com cabo de osso, que deverão ser devidamente catalogados.

"Algumas das moedas são muito significativas, valendo cerca de 3 mil dólares (aproximadamente R$ 9 mil) na atual conversão", disse Goulding.
O Metro Tunnel divulgou o anúncio de um dentista identificado como Dr. J.J. Forster que fora publicado em um jornal no ano 1924. Ele não era, porém, o único dentista que trabalhava na área da escavação, mas, sim, o mais conhecido.

"Esse dentista claramente descartou muitos dentes no cano abaixo da pia", disse Goulding à "ABC Melbourne".
A propaganda, retirada dos arquivos digitais da Biblioteca Nacional australiana, trazia o slogan "Dentes perfeitos fazem um sorriso perfeito". O texto publicitário também prometia uma remoção sem dor.

No entanto, pelo estado em que se encontram, a maior parte dos dentes, que eram de adultos, indicam que as pessoas sentiram muita dor antes da extração. Mark Evans, professor associado da Faculdade de Odontologia de Melbourne, disse ao site de notícias australiano "The Age" que a odontologia era usada no início do século XX como "último recurso, e não como medida preventiva".

Apesar de ter experiência na área e já ter escavado esqueletos ao longo da sua carreira, Goulding admitiu que sente nervoso de ver tantos dentes humanos juntos.
"Eles me deixam maluca", confessou. "Muitos deles não são bonitos porque têm buracos muito grandes. Então instantaneamente transmitem uma ideia de dor e agonia, tanto em termos de sofrimento no período que alguns desses dentes devem ter provocado às pessoas, mas também no processo de extração".

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a apneia do sono pode prejudicar sua saúde bucal

Quando o melhor momento para relaxar vira um problema que chega afetar a sua boca A apneia do sono é a condição em que a pessoa ...